17 fevereiro 2013

Algumas tatuagens que eu faria...

Hoje chove muito aqui, e é um dos tempos que mais me inspiram pra fazer post para vocês, e então vamos ao que interessa?

Como poucos sabem, tenho sim vontade de fazer uma tatuagem, ou algumas tatuagens, sei lá!
Mas minha mãe super desaprova, ela acha ridículo qualquer modificação corporal, piercing? Só se eu quiser que ela me mate, mas já venho avisando a ela, que quando ela deixar de me sustentar, que ela se prepare pra ver eu me tornar uma revista de tão tatuadas, rsrs. Não, não tenho essa coragem toda, acho que o máximo que eu usaria seria aquelas pequenas, em lugares estratégicos, tipo na lateral do dedo, ombros, pulsos e pé, nada além daí. Ao decorrer do post, irei falar da história da tatto e do grande preconceito que os tatuados sofrem, a também sobre quem pode ou não fazer, em que lugar e a escolha. Vamos deixar de lengo lengo e vamos nos maravilhar nas maravilhas que eu adoraria fazer!




HISTÓRIA
Apesar de geralmente associada à juventude – rebelde, a tatuagem é uma forma de expressão que vem dos povos mais antigos do seu livro de história. Ao longo de sua existência, representou a arte e o modo de vida de diversas sociedades ao simbolizar momentos históricos. Em 1769, o inglês James Cook (o mesmo que “descobriu” o surfe) e sua tripulação ficaram encantados ao chegar ao Taiti e ver a população local coberta de desenhos em vez de roupas. Esta viagem de Cook é um momento célebre na história da tatuagem.



Foi ele quem inventou a palavra tattoo (tatuagem), em inglês. Em seu diário de bordo, ele escreveu que os habitantes exibiam “suas tattoos com muito orgulho”, batizando a técnica com o nome pelo qual ficou conhecida. Tattoo deriva do taitiano tatau, que significa marcar. Tatau também seria a onomatopéia para o ato de tatuar-se, na qual tat seria o barulho do instrumento que perfura a pele e o au o grito de dor da pessoa sendo tatuada.
Felizmente, hoje em dia, a tatuagem em geral tem um papel diferente: É uma maneira para expressarmos nossos sentimentos, personalidade e até para marcar determinados momentos da nossa vida.




O PORQUE DE TANTO PRECONCEITO
No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês “Knud Harld Likke Gregersen” também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos. Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade.



A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas. Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.



EU POSSO FAZER?
Se você assim como eu tem menos de 18, antes de qualquer coisa, deve conversar com os seus pais  e levar no profissional que for fazer a tatuagem, um documento que comprove a autorização (mas no meu caso minha mãe não me autorizou). Acredito que fazer algo contra a vontade dos seus pais e arrumar um motivo de briga não é nada legal! Por isso, força e use todas as armas para convencê-los.




É sempre importante lembrar também que existem estúdios “de fundo de quintal” que trabalham de qualquer forma e isso pode acarretar muitas doenças e inflamações. Por isso, pesquise bastante, converse com pessoas que já fizeram e escolha o melhor da sua cidade.
Preciso que pensem muito antes de fazer a tatuagem, ok? Estamos falando de um desenho que vai estar com vocês pelo resto de suas vidas. Não caiam nessa de modinha. Façam apenas algo que realmente tem um significado especial. Imaginem que daqui a uns 50 anos, quando seus netos perguntarem sobre o desenho, vocês vão poder contar e sentir orgulho disso.









Espero que vocês tenham gostado do post e que ele tenha ajudado de alguma forma quem está planejando fazer uma em breve.

Beijus, e té mais!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. que lindas tatuagens vc postou! Gosto daquelas mais delicadas, pequenas e com algum significado.
    Eu faria uma estrela no pulso, ou uns pássaros ou escreveria uma frase.

    TRASH ROCK

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...